Reforma de Residência com Soluções Ecoeficientes

PROJETO DE ARQUITETURA ECOEFICIENTE PARA UMA RESIDÊNCIA EM SÃO PAULO

  • Localização: São Paulo – Água Rasa
  • Características: projeto de reforma de residência para três pessoas

O projeto engloba 3 categorias Ecoeficientes:

A Bioclimática é a técnica mais importante na hora de projetar uma Residência. Analisamos a direção dos ventos, a trajetória solar e a orientação da edificação de acordo com a localização do projeto.

Para essa reforma, possibilitamos a ventilação cruzada no interior dos ambientes com a criação de aberturas em suas paredes opostas, deixando os ambientes mais ventilados e frescos.

Sobre a Iluminação Natural, projetamos uma cobertura de policarbonato translúcida para a entrada de Iluminação Solar nos ambientes.

Na figura acima, é possível ver a entrada da luz solar incidindo sobre a Sala de Estar e no mini jardim interno.

Outro elemento importante que contribui para a entrada de luz natural na Cozinha Superior é o bloco de vidroque permite a entrada de luz e ventilação natural para o interior dos ambientes, contribuindo com a economia de energia elétrica durante o dia. (Imagem ilustrativa da cozinha superior para mostrar a entrada de iluminação natural)

Foi projetado um Sistema de Aquecimento Solar na Residência, onde a água fria da caixa d’água (1) entra no aquecedor solar (2) onde é aquecida. Após o aquecimento, a água irá abastecer os pontos de consumo (3), como os chuveiros, pias do banheiro e pia da cozinha.

Para saber o modelo de aquecedor solar mais adequado para a residência, é preciso saber o número de usuários na casa e quantos pontos de água quente serão abastecidos pela água aquecida pelo sol.

Funcionamento do Aquecedor Solar:

arquitetura-sustentavel-aquecedor-solar

Já no sistema de aquecimento solar, a água fria da caixa d’água (A) é esquentada no aquecedor solar e é armazenada no reservatório de água quente (B). Após ser esquentada dentro dos tubos a vácuo (C), a água é direcionada para os pontos de consumo (D).

Vantagens do Aquecimento Solar:arquitetura-sustentavel-arquitetura-aquecimento-solar-vantagens

Foram colocados módulos de telhados verdes de 50x50cm na cobertura da residência. Além dos módulos, são necessários pontos de Água Fria para irrigação, grelhas de proteção (ralos) de 15x15cm e argila expandida nas laterais. Essa solução ameniza a temperatura interna neste ambiente além de melhorar a qualidade do ar.

Benefícios do Telhado Verde:

Sistema de Telhado Verde:

arquitetura-sustentavel-telhado-verde-sistema

Além do telhado verde, sugerimos a colocação de hortas orgânicas na área externa da cobertura da residência.

As hortas verticais Noocity Growpocket são capazes de produzir alimentos localmente e de forma otimizada e não liberam substâncias químicas nos alimentos.

As hortas orgânicas além de melhorar o conforto térmico, podem ser utilizadas para revestir uma parede pré-existente, levantar muros ou separar ambientes. Devem ser utilizadas preferencialmente onde exista iluminação natural, sempre considerando a adequação das plantas aos locais onde serão plantadas.

Noocity Growpocket:

Vantagens Noocity Growpocket:

 

Caso se interesse por um Projeto de Arquitetura Sustentável ou alguma Consultoria neste assunto, clique aqui!

 

 

Deixe seu comentário: