NOSSO PROJETO DE ARQUITETURA SUSTENTÁVEL PARA UM COMPLEXO COM RESIDÊNCIA, CAFETERIA E POUSADA
- Projeto de Arquitetura: Ecoeficientes
- Localização: Bananal – SP
- Características: projeto de reforma de residência + criação de cafeteria e pousada para visitantes da região
O projeto engloba 6 categorias Ecoeficientes:
Funcionamento: A água da chuva é captada pela Calha (1) dos telhados. Em seguida, a água captada é encaminhada para o Filtro (2), que funciona para eliminar as partículas sólidas da água da chuva. Após filtrada, a água da chuva é armazenada em uma Cisterna (3), essa água poderá ser utilizada nas torneiras de jardim (TJ), lavagem de piso e rega de plantas.
Para revestimentos internos e externos foram usados materiais ecológicos como: madeira plástica, madeira de demolição, cimento queimado e piso drenante.
Para a cafeteria foi usado o forro de bambu, conhecido por ser um material resistente e de fácil manuseio. Já para a pintura externa da casa foi usada a tinta de terra, que é uma tinta a base de água, livre de COV’s (compostos orgânicos voláteis que são prejudiciais à nossa saúde).
A Bioclimática é a técnica mais importante na hora de projetar uma Residência. Analisamos a direção dos ventos, a trajetória solar e a orientação da edificação de acordo com a localização do projeto.
Para essa reforma, foram criadas diversas aberturas para contribuir com a ventilação cruzada no interior dos ambientes e para o aproveitamento da luz do sol durante o dia.
Perspectiva interna dos ambientes para mostrar a entrada de iluminação natural durante o dia.
- 4- Tratamento de Resíduos:
Foram propostas a utilização de Coleta Seletiva e Composteira Doméstica. Os materiais reciclados podem ser reaproveitados, o que diminui a exploração de recursos naturais.
Já a Composteira Doméstica é capaz de transformar restos de alimentos e demais resíduos orgânicos em adubos com o auxílio de minhocas.
Foram projetadas placas solares (1) que captam a luz do sol durante o dia. A energia solar captada é levada para um inversor solar (2) que alterna a corrente contínua para alternada. A energia sai do inversor e é conectada à rede elétrica da casa, normamente o sistema é conectado no quadro de luz (3). Essa energia pode ser utilizada pelas luzes da casa e eletrodomésticos (4).
Para saber mais sobre Energia Solar Fotovoltaica, clique aqui!
Já no sistema de aquecimento solar, a água fria da caixa d’água (A) é esquentada no aquecedor solar e é armazenada no reservatório de água quente (B). Após ser esquentada dentro dos tubos a vácuo (C), a água é direcionada para os pontos de consumo (D).
O projeto apresenta um telhado verde na parte superior da Cafeteria que ameniza a temperatura interna neste ambiente além de melhorar a qualidade do ar.
Há também um espaço para hortas orgânicas, onde a própria moradora pode plantar e colher seus alimentos livres de agrotóxicos. Os alimentos orgânicos são mais saborosos e concentram mais vitaminas, minerais e outros nutrientes em comparação com os alimentos convencionais.
Caso se interesse por um Projeto de Arquitetura Sustentável ou alguma Consultoria neste assunto, clique aqui!