Pousada com Soluções Sustentáveis

NOSSO PROJETO DE ARQUITETURA SUSTENTÁVEL PARA UM COMPLEXO COM RESIDÊNCIA, CAFETERIA E POUSADA

 

  • Projeto de Arquitetura: Ecoeficientes
  • Localização: Bananal – SP
  • Características: projeto de reforma de residência + criação de cafeteria e pousada para visitantes da região

 

O projeto engloba 6 categorias Ecoeficientes:

arquitetura-sustentavel-captacao-de-agua-de-chuva

Funcionamento: A água da chuva é captada pela Calha (1) dos telhados. Em seguida, a água captada é encaminhada para o Filtro (2), que funciona para eliminar as partículas sólidas da água da chuva. Após filtrada, a água da chuva é armazenada em uma Cisterna (3), essa água poderá ser utilizada nas torneiras de jardim (TJ), lavagem de piso e rega de plantas.

arquitetura-sustentavel-materiais-reciclaveis-e-naturais

Para revestimentos internos e externos foram usados materiais ecológicos como: madeira plásticamadeira de demoliçãocimento queimado e piso drenante.

arquitetura-sustentavel-materiais-naturais

Para a cafeteria foi usado o forro de bambu, conhecido por ser um material resistente e de fácil manuseio. Já para a pintura externa da casa foi usada a tinta de terra, que é uma tinta a base de água, livre de COV’s (compostos orgânicos voláteis que são prejudiciais à nossa saúde).

arquitetura-sustentavel-arquitetura-bioclimatica

arquitetura-sustentavel-arquitetura-bioclimatica1

A Bioclimática é a técnica mais importante na hora de projetar uma Residência. Analisamos a direção dos ventos, a trajetória solar e a orientação da edificação de acordo com a localização do projeto.

Para essa reforma, foram criadas diversas aberturas para contribuir com a ventilação cruzada no interior dos ambientes e para o aproveitamento da luz do sol durante o dia.

arquitetura-sustentavel-arquitetura-bioclimatica3

Perspectiva interna dos ambientes para mostrar a entrada de iluminação natural durante o dia.

  • 4- Tratamento de Resíduos:  

arquitetura-sustentavel-reciclagem

Foram propostas a utilização de Coleta Seletiva e Composteira Doméstica. Os materiais reciclados podem ser reaproveitados, o que diminui a exploração de recursos naturais.
arquitetura-sustentavel-composteira-domestica2

Já a Composteira Doméstica é capaz de transformar restos de alimentos e demais resíduos orgânicos em adubos com o auxílio de minhocas.

arquitetura-sustentavel-aquecimento-solar-energia-fotovolta

Foram projetadas placas solares (1) que captam a luz do sol durante o dia. A energia solar captada é levada para um inversor solar (2) que alterna a corrente contínua para alternada. A energia sai do inversor e é conectada à rede elétrica da casa, normamente o sistema é conectado no quadro de luz (3). Essa energia pode ser utilizada pelas luzes da casa e eletrodomésticos (4).

Para saber mais sobre Energia Solar Fotovoltaica, clique aqui!

energia-solar-funcionamento

Já no sistema de aquecimento solar, a água fria da caixa d’água (A) é esquentada no aquecedor solar e é armazenada no reservatório de água quente (B). Após ser esquentada dentro dos tubos a vácuo (C), a água é direcionada para os pontos de consumo (D).

arquitetura-sustentavel-aquecedor-solar

arquitetura-sustentavel-aquecimento-solar-aquecimento-solar

arquitetura-sustentavel-arquitetura-paisagismo1

arquitetura-sustentavel-arquitetura-telhado-verde

O projeto apresenta um telhado verde na parte superior da Cafeteria que ameniza a temperatura interna neste ambiente além de melhorar a qualidade do ar.

Há também um espaço para hortas orgânicas, onde a própria moradora pode plantar e colher seus alimentos livres de agrotóxicos. Os alimentos orgânicos são mais saborosos e concentram mais vitaminas, minerais e outros nutrientes em comparação com os alimentos convencionais.

arquitetura-sustentavel-hortas-organicas

arquitetura-sustentavel-solucoesecoeficientes-bananal2

 

Caso se interesse por um Projeto de Arquitetura Sustentável ou alguma Consultoria neste assunto, clique aqui!

 

 

Deixe seu comentário: