Lúcio Ventania – Bambú

Lúcio Ventania será um dos palestrantes do EBA 2013 que acontecerá no próximo dia 15, 16 e 17 em Nova Friburgo -RJ

Lúcio  é um dos principais representantes do movimento de popularização do uso do bambu no Brasil. É o típico inovador brasileiro que integra tecnologia, design e sociedade com seu talento de perceber espaços e recriá-los como oportunidades sustentáveis. Desde 1986 coordena o programa “Desenvolvimento do Ciclo do Bambu no Brasil”.

 

Em 1999 criou a OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – Bambuzeria Cruzeiro do Sul. Atualmente dirige o CERBAMBU RAVENA – Centro de Referência do Bambu e das Tecnologias Sociais e o PROJETO RAVENA 30. Este projeto propõe um movimento de mobilização e constante articulação social para, durante um período de 30 anos, criar e manter condições para o desenvolvimento e consolidação de uma cadeia produtiva a partir do bambu, na região de Ravena, em Minas Gerais.

 

Após uma longa trajetória de dedicação no desenvolvimento de pesquisas e metodologias voltadas ao artesanato, construção civil, agricultura e movelaria em bambu – focando a ativação de processos de desenvolvimento sustentável em mais de 50 comunidades de risco social, nas cinco regiões do país, no momento, vem concentrando esforços na realização do programa “Sequestro de carbono como ferramenta social”. Este programa propõe disseminar a cultura do bambu, visando à exploração desse recurso natural renovável, não madeireiro, promovendo sua preservação e evitando o desmatamento.

 

O projeto estimula o cultivo de 5 mil hectares (em áreas degradadas) de espécies de bambu, consorciadas com árvores nativas.

Acesse o site oficial em Bambucruz

eba-2013-bioarquitetura

Deixe seu comentário: