Marcos Ninguem – Permacultor e Bioconstrutor

Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Marcos fez parte durante 2 anos e foi Coordenador do Departamento de Permacultura e Design de Ecovilas na Eco-vila itinerante Caravana Internacional arco-íris por la Paz ( México).

Marcos é pioneiro em alguns estados como Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, onde deu os primeiros cursos e construiu as primeiras casas ecológicas. Na sua estada em Pernambuco foi educador Ambiental no Centro Ecopedagógico Bicho do Mato (Recife). Em Goias na cidade de Chapadão do Céu, foi Coordenador Geral da Estação de Permacultura Aldeia 2012. Em João Pessoa Marcos foi Diretor do Centro de Estudos Ambientais da Secretaria do Meio Ambiente.

Tem realizado pesquisas, proferido palestras e ministrado cursos de Permacultura, Design de Ecovilas e Sustentabilidade para ONG’s, Escolas , Insitutos e Universidades públicas e privadas em vários estados do Brasil.
Foi co-fundador da Rede de Permacultura da Paraíba e da Rede Potiguar de Permacultura.

É colaborador da Aldeia da Paz, espaço modelo em sustentabilidade do Fórum Social Mundial, e educador do Programa Gaia Education, da rede Global de Ecovilas em parceria com a ONU.

Integra o Centro de Referência, Integração e Sustentabilidade e Pesquisa (CRIS), e o Laboratório de Permacultura Urbana – Casa dos Hólons em São Paulo, onde reside atualmente.

Acesse o site oficial em: Marcos Ninguem

 

 

tanque circular de lona em dois níveis o de fora produz alfaces e o de dentro tilápia

Aquaponia, hidroponia, piscicultura

Arq. Rafael Loschiavo

Redação Ecoeficientes

 

Deixe seu comentário: