Veja como funciona essa Horta Urbana no coração de SP.

Shopping Eldorado, tradicional centro comercial paulistano, localizado na esquina da Marginal do Rio Pinheiros com a Avenida Rebouças implantou em sua cobertura um telhado verde que além de ajudar a economizar energia com o ar condicionado, (resfriando naturalmente o interior do estabelecimento) promove a compostagem dos 400 Kg de comida que são descartados diariamente no shopping e ainda produz alimentos frescos. Mas como isso é possível?

Isso só é possível porque não se trata de uma simples cobertura verde, mas sim de um dos primeiros exemplos de horta urbana do Brasil.
A comida é levada para uma central de compostagem onde acrescentam serragem (de madeira certificada) e bactérias especiais que transformam o alimento em húmus sem exalar mal cheiro ou atrair insetos e outros animais prejudiciais à clientela. Em seguida, o húmus é utilizado como fertilizante orgânico para o cultivo de legumes e hortaliças.

A solução foi tão ecoeficiente que os responsáveis já pensam em ampliar o projeto para os 9.500m2 de laje disponíveis, além de adicionar outras soluções como reutilizar os 100 mil litros de água que escorrem dos motores dos ar condicionados para irrigar a horta e utilizar os alimentos produzidos para abastecer alguns dos pratos orgânicos dos restaurantes do centro comercial.

Veja o vídeo explicativo aqui!

Redação Ecoeficientes

 

 

 

 

Deixe seu comentário: