PROJETO DE ARQUITETURA SUSTENTÁVEL PARA UMA RESIDÊNCIA EM MAIRINQUE – SÃO PAULO
- Projeto de Arquitetura Sustentável: Ecoeficientes
- Localização: Mairinque – SP
O projeto engloba 8 categorias Ecoeficientes:
A água escorre para as calhas dos Telhados 1,2 e 3 e passa pelo Duto de Escoamento (1) + Filtro de Folhas (1). Após isso, a água fica acumula na Cisterna Enterrada de 2800L (2), que envia a água da chuva para a Descarga do Banho 2 e Torneiras de Jardim do Pav. Inferior. A Cisterna de 2800L também envia a água da chuva para uma Caixa de Água de Reuso de 1000L (4), que depois envia a água da chuva para as Descargas dos Banhos 1 (5), Banho Casal (5) e Lavabo (5).
Cálculo para Capacidade Ideal da Cisterna:
2- Materiais Recicláveis e Naturais – Tijolo Ecológico:
Como sistema construtivo, foi proposto o uso de tijolos ecológicos. O uso dos tijolos ecológicos contribuem com a redução no tempo, peso e custo da obra. Como as medidas dos módulos são bastante precisas, dispensa-se as camadas espessas de reboco para corrigir irregularidades.
Diferença entre revestimentos de uma parede de tijolo normal e parede de tijolo ecológico:
Funcionamento do Tijolo Ecológico:
Processo de Fabricação:
Diferença na sustentação na obra:
3- Materiais Recicláveis e Naturais – Tinta Mineral Ecossílica:
Para revestimentos externos foram usados materiais ecológicos como: a tinta mineral ecossílica, que apresenta tais características:
Comparação entre Tinta Mineral x Tinta Acrílica:
4- Bacia de Evapotranspiração e Círculo de Bananeiras:
Bacia de Evapotranspiração:
Descrição: câmara de recepção e digestão, filtro anaeróbio e zona de raizes de fluxo subsuperficial, em um único sistema montado em um tanque impermeabilizado. Águas negras: esgoto dos sanitários
Círculo de Bananeiras:
Descrição: escavação no solo em forma de bacia, preenchida com matéria orgânica de difícil decomposição, ao redor da qual se cultivam plantas com alta demanda por água, principalmente bananeiras. Águas cinzas: pia da cozinha, pia do banheiro, ralo do chuveiro, máquina de lavar, tanque.
Funcionamento:
6- Biogás: O HomeBiogas 2.0 é um sistema autônomo de digestão anaeróbia que trata os resíduos orgânicos (restos alimentares, esterco animal e fezes humanas) no local de geração. No biodigestor, bactérias decompõem os resíduos orgânicos na ausência de oxigênio transformando-os em biogás e fertilizante orgânico líquido. O HomeBiogás foi inicialmente projetado para atender comunidades isoladas, com a intenção de substituir a queima de lenha ou outro combustível fóssil para cozinhar.
Sistema Homebiogás:
Informações Técnicas:
Funcionamento:
A água fria da caixa d’água de 3000L (1) entra no aquecedor solar (2), onde é aquecida. Após o aquecimento, a água irá abastecer os pontos de consumo (3) como pias, chuveiros e pia da cozinha. Obs: o aquecedor solar deve estar voltado para o Norte para maior aproveitamento da luz do sol e mantido limpo e livre de sombras de árvores.
O corte acima mostra o funcionamento do aquecimento da água e seus pontos de destino, como banheiros e cozinha.
Dados e Dimensionamento – Aquecimento Solar:
As Placas Fotovoltaicas (A) no Telhado 2 geram energia elétrica em corrente contínua quando a luz do sol incide sobre as mesmas. A energia gerada pelas Placas (A) passa por um Inversor Solar (B) que alterna a corrente contínua para alternada e equaliza com a frequência da residência. A energia sai do inversor solar (B) e passa para o Quadro de Luz (C) onde é conectada na rede pública através do relógio bidirecional (D) e levada para os aparelhos eletrodomésticos (D). A energia inserida na rede se transforma em créditos para abater a conta de luz.
Dimensionamento de Placas Fotovoltaicas:
Sistema de Placas Fotovoltaicas:
Caso se interesse por um Projeto de Arquitetura Sustentável ou alguma Consultoria neste assunto, clique aqui!