Energia Solar Fotovoltaica

O que é?

A energia solar fotovoltaica é um tipo de energia renovável que utiliza a luz do sol para a produção de energia elétrica.

Como funciona a energia solar fotovoltaica?

As células fotovoltaicas convertem a luz em eletricidade (Efeito Fotovoltaico), elas estão presentes nos painéis fotovoltaicos. A energia gerada é processada por dispositivos controladores e conversores, podendo ser armazenada em bateriasutilizada diretamente ou distribuída para rede.

Composição dos painéis fotovoltaicos são:

- Moldura de Alumínio
- Vidro
- Película Encapsulante
- Células Fotovoltaicas
- Película
- Fundo Protetor

http://inovaresolar.com.br/wp-content/uploads/2016/07/Composicao-do-Painel-Solar-Fotovoltaico-300x150.jpg

Conectores do painél:

Photo credit: Peter Halasz. (User:Pengo)
Photo credit: Peter Halasz

Quantos % da energia do Brasil é solar?

No Brasil, apenas 2% da energia elétrica provém da energia solar. Grande parte da energia elétrica produzida vem das usinas hidrelétricas. No mundo o uso da energia soalr tem duplicado a cada 2 anos desde o início do século.

 Onde pode ser usada?

A energia solar fotovoltaica pode ser gerada em qualquer lugar que exista iluminação da luz do sol. Não são necessárias grandes áreas para a sua instalação. As proximidades do Equador tem um índice de radiação mais elevado. Tempos nebulosos também são prejudiciais ao rendimento.

Pode ser empregada em áreas rurais e urbanas. 

Qual a diferença entre os sistemas chamados de OFF-GRID e o GRID-TIE?

sistema-off-grid-e-grid-tie

 

O SISTEMA DE ENERGIA SOLAR OFF-GRID,  são os sistemas isolados e independentes, sem conexão com à rede pública. Dispensam os tradicionais sistemas de cabeamento e transmissão de energia. São utilizados na maior parte das vezes  em locais remotos sem energia, ou nos locais em que o custo de se conectar a rede elétrica é elevado, ou que tenha o fornecimento inconstante. O sistema pode ser usado em diversas situações como casas de campo, refúgios, iluminação, telecomunicações, bombeio de água, etc. Nesse sistema é necessário a instalação de baterias e controladores

O SISTEMA DE ENERGIA SOLAR GRID-TIE, são sistemas conectados à rede funcionam somente com painéis e inversores e relógios bidirecionais, sem baterias já que não precisam armazenar energia, ela é direcionada diretamente na rede pública.

 

Quais são os elementos que compõe o sistema de Energia Solar Fotovoltaica?

controlador-de-carga-2

O sistema apresenta componentes como o regulador de carga, que serve para regular a carga do módulo fotovoltaico para que não ultrapasse o seu limite. Esse componente apenas é usado em sistemas off-grid.

bateria

As baterias são como pulmões, armazenam a energia elétrica para que o sistema possa ser utilizado quando não há sol. Esse componente apenas é usado em sistemas off-grid.

inversor-solar-froniusOutro componente importante é o inversor solar, que transforma a energia contínua em energia alternada para podermos usar nos aparelhos eletrodomésticos. A potência de um inversor pode chegar de 50W a 1MW.

painel-fotovoltaico

E por último, as placas fotovoltaicas que são formadas por células fotovoltaicas compostas de silício cristalino. As células fotovoltaicas apresentam três tipos:

- Monocristalino: cantos arredondados/ Eficiência de 14 a 16%.

- Policristalino: cantos quadrados/ Eficiência de 12 a 14%/ Aspecto marmorizado

- Amorfo: filme fino usado em toldos e janelas/ Eficiência de 11 a 9%/ mais barato porém dura menos

  • Como posicionar a placa para que ela funcione de maneira adequada?

É importante apontar a placa para o Norte Geográfico e olhar em qual latitude o seu projeto se encontra, pois a inclinação da placa dependerá desses fatores. A partir do Atlas Solarimétrico Brasileiro, você olhar a localização do seu projeto para saber quantas horas de sol a placa poderá captar. É importante que não ocorra sombreamentos na placa

Peça um orçamento personalisado clicando aqui.

 

  • Como é o funcionamento de um Sistema de Energia Fotovoltaica?

energia-solar-funcionamento

As placas solares (1) captam a luz do sol durante o dia. A energia solar captada é levada para um inversor solar (2) que alterna a corrente contínua para alternada. A energia sai do inversor e é conectada à rede elétrica da casa, normalmente o sistema é conectado no quadro de luz (3). Essa energia pode ser utilizada pelas luzes da casa e eletrodomésticos (4).

 

  • Alguns projetos com Energia Solar Fotovoltaica:

Caso queira conhecer mais sobre o Sistema de Energia Solar Fotovoltaica, clique aqui! 

 

Arq. Thaís Asano

Redação Ecoeficientes

 

 

Deixe seu comentário: