- Projeto de Residência: Ecoeficientes
- Localização: São Bernardo do Campo – São Paulo
A área de estudo encontra-se em São Bernardo do Campo na Estrada do Capivari. Apresenta o terreno com uma boa declividade e uma área de 28.267m².
Também estudamos sobre o clima de São Bernardo do Campo, procuramos dados sobre a direção dos ventos, temperaturas máximas e mínimas, gráfico de umidade e gráfico pluviométrico. Essas informações são essenciais para conhecermos antes de iniciar um projeto de arquitetura.
Fizemos uma análise bioclimática do terreno, para marcarmos quais áreas iriam receber mais insolação e ventos durante o dia.
Também criamos o Programa de Necessidades após conversarmos com os nossos clientes. Como é uma área grande a ser pensada, foi importante dividir a área por setores como o Privativo e Social.
Para facilitar o entendimento do nosso cliente, criamos esse Diagrama de Bolhas, que serve para posicionarmos os ambientes com suas ligações e também para sabermos mais ou menos o tamanho de cada ambiente.
A Residência em São Bernardo engloba as seguintes categorias Ecoeficientes:
- 1- Captação e Utilização da Água da Chuva – Cisterna:
O dimensionamento da Cisterna foi baseado nos dados pluviométricos de São Bernardo do Campo – São Paulo:
Para revestimentos internos foram usados materiais ecológicos como: a tinta mineral ecossílica, que apresenta tais características:
Comparação entre Tinta Mineral x Tinta Acrílica:
Tinta Mineral usada na fachada externa da Residência
- 3- Tratamento de Resíduos – Biodigestor: Todo o esgoto da Residência vai passar para um Biodigestor para ser tratado. O esgoto vai ser transformado em lodo estabilizado e biogás.
Foi escolhido um Biodigestor de 600L para conseguir atender uma quantidade de até 3 pessoas em uma Residência de Alto Padrão (confira a tabela abaixo):
O desenho abaixo mostra o Funcionamento de um Biodigestor:
- 4- Energia – Aquecedor Solar
A elevação acima mostra o funcionamento do aquecimento da água e seus pontos de destino, como banheiros e cozinha.
Dados e Dimensionamento – Aquecimento Solar:
Sistema de Aquecimento Solar:
Dimensionamento de Placas Fotovoltaicas:
Sistema de Placas Fotovoltaicas:
Foram colocados módulos de telhados verdes de 50x50cm na cobertura da residência. Além dos módulos, são necessários pontos de Água Fria para irrigação, grelhas de proteção (ralos) de 15x15cm e argila expandida nas laterais. Essa solução ameniza a temperatura interna neste ambiente além de melhorar a qualidade do ar.
Vista da Fachada Norte e Oeste: conseguimos visualizar as placas fotovoltaicas e aquecedor solar
Na Fachada Norte estão os dormitórios para pegar o sol da manhã, benéfico para a nossa saúde
O acesso para a residencia e para o deck externo é feito pela fachada Sul
Na fachada oeste encontram-se a sala de estar e a sala de música que tem vista para o deck externo
Na vista superior da residência, projetamos um telhado verde no qual é possível andar além de contribuir para o conforto térmico da residência. Há também o aquecedor solar, placas fotovoltaicas e uma clarabóia para um jardim de inverno
A sala de música apresenta uma vista para a natureza e também foi revestida com madeira para ajudar no conforto acústico
Para o espaço de jantar e cozinha pensamos em um conceito aberto, com grandes bancadas e também uma grande janela para ajudar na iluminação natural no interior do meio ambiente
O espaço da sala de estar tem uma vista para o deck e para a natureza
Entre o quarto e a suíte, projetamos um espaço para um jardim interno que recebe iluminação natural devido à clarabóia projetada
Caso se interesse por um Projeto de Arquitetura Sustentável ou alguma Consultoria neste assunto, clique aqui!
Veja nosso instagram também: https://www.instagram.com/ecoeficientes/