Para assistir o vídeo clique em: Ecoeficientes no Como Será?
O ritmo das obras em São Paulo não para. A construção civil é um dos seguimentos que mais consomem matérias-primas e recursos naturais. A boa notícia é que, nos últimos anos, algumas obras estão seguindo práticas ecológicas sustentáveis, que economizam materiais e diminuem o impacto ambiental.
Para ver como funciona uma dessas casas sustentáveis, Renato Cunha vai até o Jardim Europa conhecer a sede do escritório de arquitetura Ecoeficientes, especializado no assunto. O local é integrado com a natureza e conta com espécies de plantas da Mata Atlântica que ajudam na boa qualidade do ar e servem de moradia para pequenos animais e passarinhos.
Algumas paredes conseguem regular a temperatura e deixar a casa mais fresca no verão e aquecida no inverno, diminuindo a necessidade do uso de energia. A água da chuva é reutilizada na irrigação das plantas, através de um sistema de gotejamento, mas também nos banheiros e na lavagem de pisos. A técnica reduz pela metade o gasto mensal de água.
Rafael Loschiavo, dono do escritório, apresenta diversos tipos de materiais reaproveitados como pisos de bambu, ou de pneus, tijolos feitos a partir de entulho e até de esterco de cavalo. Tijolos de vidro abertos também são uma boa opção para permitir a ventilação e a entrada da luz solar.
A casa conta ainda com um telhado verde, que consegue bloquear o sol e manter a temperatura do ambiente amena. A laje é comum, mas com inclinação para fazer o escoamento da água. O lugar conta ainda com uma horta que tem a cisterna e a compostagem integradas. Com o reservatório cheio, o módulo dura três semanas. Quer saber mais? clique em: Ecoeficientes no Como Será?