Projeto Casa 88°

A intenção de Patrícia O´Reilly com o projeto da casa 88° foi de minimizar os impactos negativos e maximizar os impactos positivos, utilizando estratégias e sistemas construtivos sustentáveis, entre os quais se destacou a cobertura Wave Stud®.

A cobertura Wave Stud® une estética e funcionalidade, projetada para a melhora do desempenho térmico da residência, aproveitamento acústico e benefício estético, sendo, ainda, o método de captação da água da chuva.

casa-sustentavel

O lançamento oficial do empreendimento CASA 88° aconteceu no evento Expo Arquitetura Sustentável, do dia 26 ao 28 de Agosto em São Paulo. Onde foram apresentadas todas as características deste projeto pioneiro em arquitetura sustentável holística com equipe multidisciplinar, inovação tecnológica e grau máximo de eficiência em todas as fases de vida da edificação – projeto no papel, escolha de materiais, obra, uso com indicadores de desempenho mensuráveis, manutenção e retorno dos materiais à natureza.

estrategias-sustentavels-casa-88

 

1- Reflexão- Redução ilha de calor.
2- Radiação Solar- Alto potencial de produção de energia FV.
3- Entrada Radiação Inverno- Sol como bactericida, renovação do ar.
4- Beiral- Proteção da entrada da radiação direta.
5- Massa Térmica- Irradiação Solar.
6- Abertura Zenital- Iluminação e ventilação natural.
7- Cobertura Verde- Isolamento térmico e acústico.
8- Paisagismo Nativo- Redução do consumo de água, preservação do bioma local.
9- Captação de águas pluviais- Coleta de água da chuva em cisterna.
10- Reuso de água da chuva- Filtragem e reutilização de água através do sistema de irrigação por gotejamento e vasos sanitários
11- Ventilação Cruzada- Aberturas voltadas para orientação dos ventos predominantes e saída do ar quente nas aberturas altas na fachada oposta.
12- Lareira- Aproveitamento de calor.
13- Termômetro- Conforto ambiental aplicando estratégias passivas.
14- Materiais- Reciclados e reaproveitados.
15- Madeiras- Certificadas.

 

“O investimento em desempenho, inovação tecnológica e eficiência técnica dos materiais e das soluções em engenharia estrutural são fundamentais para o sucesso do projeto. Trabalhamos com toda a estrutura da casa em madeira laminada colada considerando a sintonia entre as atividades de concepção, produção, transporte, logística e supervisão da montagem final na obra”, afirma Mario Occhialini, diretor da Rewood Madeira Laminada. Ao utilizar 100% de matéria prima proveniente de reflorestamento, Occhialini traz ao projeto as características de isolamento termoacústico e excelente durabilidade da madeira, além da capacidade de retirar CO² da atmosfera, ao mesmo tempo em que evita o corte de madeira nativa.

“Nos reunimos em busca de uma resposta eficaz frente ao desafio atual de re-construção do nosso planeta”, finaliza Patricia O´Reilly, arquiteta urbanista porta-voz da CASA 88°.

A obra da CASA 88° contará com a gravação de três câmeras de vídeo, o que possibilitará assistir “a live” a construção em todas as suas etapas. Os materiais e sistemas construtivos, passo a passo, poderão ser conferidos no hotsite do empreendimento. Uma equipe de difusão e comunicação da CASA 88° irá atuar com captação de imagens, assessoria de imprensa e produção contínua de conteúdo para gerar um documentário e um livro completo deste case de sustentabilidade pioneiro no Brasil.

 

Deixe seu comentário: