fbpx

A FORMA SEGUE A ENERGIA!

O Pavilhão Solar da Endesa é um protótipo de Casa Ecoeficiente, projetado pelo IAAC (Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunia) e construído pela Visoren. Localizado na Doca Marina, em Barcelona ele foi concebido para a Smart City Expo & Congresso Mundial em 2011, uma conferência sobre cidades inteligentes, e por um ano será utilizado como sala de controle para monitorar e testar projetos relacionados ao gerenciamento de energia inteligente.

Toda a energia necessária é produzida por meio de placas fotovoltaicas instaladas na fachada composta de estruturas modulares, as quais também geram  proteção solar, isolamento térmico, ventilação cruzada e iluminação solar indireta.

De “a forma segue a função” (declaração clássica do século XX) para “a forma segue a energia”, a fachada é toda projetada conforme a incidência dos raios solares e segue seu movimento durante o dia e o ano, girando em direção ao sul e se fechando para o norte, protegendo a casa da luz direta e permitindo somente a incidência solar indireta.

O projeto foi desenvolvido em um sistema de construção em alta-escala, em um sistema de fachada simples produzida com painéis de OSB que também é usado nos pisos e forro. Cada componente, com base em algoritmos e ângulos específicos, foi particularmente fabricado utilizando máquinas CNC e montado em um mês precisamente. Todas as questões de design foram resolvidas no computador, de modo que cada peça pode ser criada e depois montada no local.

Rafael Loschiavo

Redação Ecoeficientes

Produção: Eduardo Autran

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário: