Segundo o arquiteto, Vietnã, historicamente um país agrícola, está enfrentando mudanças por estar se tornando uma economia baseada na fabricação. Esta situação causa grandes efeitos sobre o meio ambiente. O aumento das secas , inundações e salinização comprometem o abastecimento de alimentos , enquanto numerosas motos causam congestionamento diário e poluição do ar nas cidades. A rápida urbanização priva crianças vietnamitas de se relacionarem com a natureza por falta de áreas verdes.
Farming Kindergarten, um jardim de infância de cultivo, é um desafio para sintetizar estas questões. Localizado ao lado de uma grande fábrica de calçados e projetado para 500 filhos de trabalhadores da fábrica, o edifício é concebido como um contínuo telhado verde, proporcionando às crianças alimento e experiência com a agricultura, bem como um extenso playground a céu aberto.
O telhado verde apresenta uma forma de três anéis que são desenhados a partir de um traço único que cercam três pátios interiores, funcionando como playgrounds mais resguardados. Uma horta experimental foi realizada no teto. Cinco vegetais diferentes foram plantadas no jardim de 200m² para a educação agrícola.
Todas as funções são acomodados sob este teto. Quando o telhado abaixa para o pátio, dá acesso ao nível superior e às hortas ali localizadas, espaço onde as crianças aprendem a importância da agricultura e recuperam a conexão com a natureza.
O edifício é feito de uma estreita faixa contínua com janelas operáveis para os dois lados que maximizam a ventilação cruzada e iluminação natural. Telhado verde como isolamento , fachada verde como sombreamento e aquecimento solar de água . Estes dispositivos são projetados de forma visível e desempenham um papel importante na educação sustentável das crianças. Águas residuais da fábrica são recicladas para descargas e irrigar hortaliças.
O jardim de infância é operado sem aparelhos de ar condicionado nas salas de aula, apesar de estar localizado em um clima tropical severo. De acordo com o registro de pós-ocupação emitido 10 meses após a conclusão , o prédio economiza 25% de energia e 40 % da água doce em relação ao desempenho de construção da linha de base , reduzindo muito seu custo de funcionamento.
O edifício foi projetado para crianças de baixa renda, filhos de trabalhadores de fábrica, portanto o orçamento de construção é bastante limitado. Com isso, foi feito uso de materiais locais ( ex . Tijolos, telhas) e foi aplicado métodos de construção de baixa tecnologia, o que também ajuda a minimizar o impacto ambiental, bem como promover a indústria local. Graças a essas simples atitudes, o custo de construção por metro quadrado é de apenas 500 USD , incluindo acabamentos e equipamentos , o que é barato mesmo dentro do mercado vietnamita.
Projeto: Vo Trong Nghia Architects
Localização: Biên Hòa, Dong Nai, Vietnam
Principais Arquitetos : Vo Trong Nghia, Takashi Niwa, Masaaki Iwamoto
Project Team: Tran Thi Hang, Kuniko Onishi
Área: 3800 m2
Ano: 2013
Fotografia: Gremsy, Hiroyuki Oki
Fonte: Morfae