Reforma Sustentável em Residência

PROJETO DE ARQUITETURA SUSTENTÁVEL PARA UMA RESIDÊNCIA EM SÃO PAULO

  • Localização: São Paulo - Jabaquara
  • Características: projeto de reforma de residência para três pessoas

O projeto engloba 6 categorias Ecoeficientes:

arquitetura-sustentavel-captacao-agua-de-chuva

O esquema acima mostra o caminho da água da chuva desde a sua captação até o seu destino. O sistema é baseado nas seguintes etapas: Água da chuva -> Calha -> Tubulação -> Filtro -> Cisterna -> Pontos de Destino

arquitetura-sustentavel-captacao-agua-de-chuva-cisterna

arquitetura-sustentavel-materiais-naturais-tinta-de-terra

Como material natural, foi proposto o uso da tinta de terra por ser uma tinta a base de água, livre de COV’s (compostos orgânicos voláteis que são prejudiciais à nossa saúde).

Benefícios da Tinta de Terra:

arquitetura-sustentavel-cobertura-apartamento-beneficios-tinta

arquitetura-sustentavel-arquitetura-bioclimatica

A Bioclimática é a técnica mais importante na hora de projetar uma Residência. Analisamos a direção dos ventos, a trajetória solar e a orientação da edificação de acordo com a localização do projeto.

Uma das principais reclamações da cliente era a falta de iluminação natural durante o dia em sua sala de estar e cozinha. Foram propostas novas aberturas nesses ambientes para que entrasse maior iluminação e ventilação nesses ambientes.

Como os ventos predominantes de São Paulo surgem do Sudeste, as novas aberturas da Sala de Estar, Escada e Escritório contribuem para uma maior ventilação nesses ambientes tornando-os mais saudáveis e agradáveis.

arquitetura-sustentavel-arquitetura-bioclimatica-ventos

A incidência dos raios solares matinais geram temperaturas agradáveis, higienizando os ambientes voltado a Leste e promovendo saúde. Ambientes iluminados: Churrasqueira (2), Dormitório Luis (3), Suíte Aline (4), Sala de Jantar (5), Sala de Estar (6).

No período da tarde, o sol esquenta os cômodos voltados para a face Norte e Oeste. Para amenizar o aquecimento desses cômodos no 1º andar, foi projetado um telhado verde (1) para visar o conforto térmico dentro desses ambientes.

arquitetura-sustentavel-arquitetura-bioclimatica-telha-de-vidro

Outro elemento importante que contribui para a entrada de luz natural na Sala de Estar é a telha de vidro, que transmite até 85% de luz natural para o interior dos ambientes. (Imagem ilustrativa da sala de estar para mostrar a entrada de iluminação natural)

As imagens acima mostram os ambientes que antes eram mal iluminados. Agora, com novas aberturas propostas e com mais iluminação natural.

  • 4- Tratamento de Resíduos:

arquitetura-sustentavel-arquitetura-reciclagem

Foram propostas a utilização de Coleta Seletiva e Composteira Doméstica. Os materiais reciclados podem ser reaproveitados, o que diminui a exploração de recursos naturais.

Benefícios da Coleta Seletiva:

arquitetura-sustentavel-arquitetura-coleta-seletiva

Já a Composteira Doméstica é capaz de transformar restos de alimentos e demais resíduos orgânicos em adubos com o auxílio de minhocas.

arquitetura-sustentavel-composteira-domestica2

arquitetura-sustentavel-aquecedor-solar

arquitetura-sustentavel-arquitetura-aquecimento-solar

No sistema de aquecimento solar, a água fria da caixa d’água (A) desce para o reservatório térmico (B) e segue para os tubos à vácuo (C), onde é aquecida. A água aquecida nos tubos à vácuo (C), retorna ao reservatório (B), do qual parte para os pontos de consumo (D).

Vantagens do Aquecimento Solar:

arquitetura-sustentavel-arquitetura-aquecimento-solar-vantagens

arquitetura-sustentavel-telhado-verde

O projeto apresenta um telhado verde na cobertura que ameniza a temperatura interna neste ambiente além de melhorar a qualidade do ar.

Sistema de telhado verde:

arquitetura-sustentavel-telhado-verde-sistema

Foram propostas também a implantação de árvores frutíferas e hortas orgânicas para que a própria moradora pudesse colher os seus próprios alimentos em sua residência. Os alimentos orgânicos são mais saborosos e concentram mais vitaminas, minerais e outros nutrientes em comparação com os alimentos convencionais.

Vantagens de Hortas Orgânicas:

arquitetura-sustentavel-hortas-organicas

Deixe seu comentário: