Soluções Ecoeficientes para uma Residência em Minas Gerais

PROJETO DE ARQUITETURA SUSTENTÁVEL PARA UMA RESIDÊNCIA EM MINAS GERAIS

  • Localização: Prata - Minas Gerais
  • Características: projeto de residência com canil, academia e área para churrasqueira

O projeto engloba 6 categorias Ecoeficientes:

arquitetura-sustentavel-captacao-agua-chuva

Para economizar o uso de água e para captar a água da chuva, foram projetadas duas cisternas, uma para a Edícula e uma para a Casa Principal. Assim, em épocas de seca na região não há o problema de falta de água.

O esquema acima mostra o caminho das águas pluviais, desde a sua captação até o seu destino final para o uso de descargas.

 

 

Como sistema construtivo, foi proposto o uso de tijolos ecológicos produzidos em Uberlândia. Além de contribuir com o meio ambiente, é possível contribuir também com a comunidade local que fabrica os tijolos.

Características dos tijolos ecológicos:

arquitetura-sustentavel-tijolo-ecologico-caracteristicas

Benefícios dos tijolos ecológicos:

arquitetura-sustentavel-tijolo-ecologico-beneficios

Outro material proposto foi o uso da tinta de terra para algumas áreas da casa como a churrasqueira e varandas. A tinta de terra é feita a base de água, livre de COV’s (compostos orgânicos voláteis que são prejudiciais à nossa saúde).

arquitetura-sustentavel-tinta-de-terra

A Bioclimática é a técnica mais importante na hora de projetar uma Residência. Analisamos a direção dos ventos, a trajetória solar e a orientação da edificação de acordo com a localização do projeto.

arquitetura-sustentavel-arquitetura-bioclimatica

Analisando a carta solar e a direção dos ventos de Prata, foram projetadas aberturas bioclimáticas (A) que possibilitam uma boa ventilação cruzada no interior dos ambientes e que permitem que os cômodos recebam a luz solar durante a manhã e a tarde.

arquitetura-sustentavel-arquitetura-bioclimatica-esquema

Além disso, foi proposto o uso dos blocos de vidro vazados para ambientes com pouca iluminação natural como o Closet, assim, economizando energia elétrica durante o dia.

arquitetura-sustentavel-arquitetura-bioclimatica-bloco-de-vidro

Outro elemento que também contribui para a economia de energia elétrica é a telha de vidro (C), pois permite a passagem de 85% de luz natural para o interior dos ambientes como a cozinha e sala de estar.

arquitetura-sustentavel-arquitetura-bioclimatica-telha-de-vidro-2

arquitetura-sustentavel-telha-de-vidro

Como Prata recebe um alto índice de insolação, foi proposto a instalação de brises (D) na fachada norte (fachada que recebe mais sol) para contribuir na diminuição de incidência solar nos dormitórios, sala de estar e escritório.

arquitetura-sustentavel-arquitetura-bioclimatica-brise

arquitetura-sustentavel-arquitetura-bioclimatica-brise-1

  • 4- Tratamento de Resíduos:

arquitetura-sustentavel-coleta-seletiva

Foram propostas a utilização de Coleta Seletiva e Composteira Doméstica. Os materiais reciclados podem ser reaproveitados, o que diminui a exploração de recursos naturais.

Benefícios da Coleta Seletiva:

arquitetura-sustentavel-arquitetura-coleta-seletiva

Já a Composteira Doméstica é capaz de transformar restos de alimentos e demais resíduos orgânicos em adubos com o auxílio de minhocas.

arquitetura-sustentavel-composteira-domestica2

arquitetura-sustentavel-energia-fotovoltaica

Foram projetadas placas solares que captam a luz do sol durante o dia. A energia solar captada é levada para um inversor solar que alterna a corrente contínua para alternada. A energia sai do inversor e é conectada à rede elétrica da casa, normamente o sistema é conectado no quadro de luz. Essa energia pode ser utilizada pelas luzes da casa e eletrodomésticos.

energia-solar-funcionamento

arquitetura-sustentavel-energia-fotovoltaica-placas

Para saber mais sobre energia solar fotovoltaicaclique aqui! 

Já no sistema de aquecimento solar, a água fria da caixa d’água é esquentada no aquecedor solar e é armazenada no reservatório de água quente (boiler). Após ser esquentada dentro dos tubos a vácuo (C), a água é direcionada para os pontos de consumo (neste caso, os chuveiros).

arquitetura-sustentavel-aquecimento-solar

Funcionamento de sistema de Aquecimento Solar:

arquitetura-sustentavel-aquecimento-solar-funcionamento

arquitetura-sustentavel-telhado-verde

Como elementos de Paisagismo Produtivo, foram projetados dois telhados verdeshortas urbanas e um jardim vertical.

Os telhados verdes são importantes elementos na arquitetura, pois amenizam a temperatura interna dos ambiente e melhoram a qualidade do ar.

Sistema de telhado verde:

arquitetura-sustentavel-telhado-verde-sistema

Com as hortas urbanas, os próprios moradores podem plantar e colher seus alimentos livres de agrotóxicos. Os alimentos orgânicos são mais saborosos e concentram mais vitaminas, minerais e outros nutrientes em comparação com os alimentos convencionais.

Vantagens de Hortas Orgânicas:

arquitetura-sustentavel-hortas-organicas

E por fim, os jardins verticais possuem a função de proteger a fachada, cubrindo a superfície exterior com vegetação formand um escudo contra a chuva, o vento e os danos da radiação UV, aumentando assim a sua vida útil. Além disso, ajudam a diminuir a poluição e contribuem para a melhoria da qualidade do ar, pois a vegetação absorve as substâncias tóxicas e a libera oxigênio na atmosfera.

arquitetura-sustentavel-jardim-vertical

Deixe seu comentário: