Ecoeficiência é uma das grandes atitudes que nos podem levar ao desenvolvimento sustentável.
Trata-se da característica de produtos que produzem mais e melhor, com menores recursos e resíduos
Para apresentar o conceito de ecoeficiência vale mencionarmos primeiro o conceito de sustentabilidade para vermos claramente a diferença entre os dois.
“Desenvolvimento Sustentável é o que atende as necessidades das gerações do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender as suas próprias necessidades. Dois conceitos são inerentes ao desenvolvimento sustentável: o conceito de “necessidades”, especialmente as necessidades básicas dos mais desprovidos, que devem ser as mais prioritárias, e a idéia que o estado das nossas técnicas e da nossa organização social impõe sobre a capacidade do ambiente em responder as necessidades atuais e as futuras” ( definição do Relatório Brundtland )
“Ecoeficiência é a união entre, o fornecimento de bens e serviços sustentáveis a preços competitivos que satisfaçam as necessidades humanas, e assim, promove a redução dos impactos ambientais e de consumo de recursos naturais.” ( definição wiki )
No âmbito da poluição ambiental, um [sistema] ecoeficiente é aquele que consegue produzir mais e melhor, com menores recursos e menores resíduos. Para tal, pressupõem-se oito elementos para analisar a ecoeficiência:
– Minimizar a intensidade de materiais dos bens e serviços
– Minimizar a intensidade energética de bens e serviços
– Minimizar a dispersão de tóxico
– Fomentar a reciclabilidade dos materiais
– Maximizar a utilização sustentável de recursos renováveis.
– Estender a durabilidade dos produtos.
– Aumentar a intensidade de serviço dos bens e serviços
– Promover a educação dos consumidores para um uso mais racional dos recursos naturais e energéticos”
Redação Ecoeficientes