Cradle to cradle: um novo paradigma para a indústria

C2C-Cycle-green-blue-copy

Desde a revolução industrial, há mais de 200 anos, adotamos um modelo de produção linear baseado em extrair, fabricar, utilizar e descartar.

O célebre químico Michael Braungart e o inspirador arquiteto William McDonough desenvolveram o conceito do berço ao berço,  que inspira a inovação de criar um sistema produtivo circular, onde não existe o conceito de lixo. Tudo é nutriente para um novo ciclo e resíduos são nutrientes que circulam em ciclos contínuos.

Hoje, a sustentabilidade se baseia em reduzir os impactos negativos, ou seja, continuar fazendo as coisas do mesmo modo mas com menos intensidade. Isso é um ótimo começo para conscientização das pessoas, mas só transfere os problemas para o futuro. Ser menos ruim, não é ser bom.

A industria também pode produzir mais e melhor com uma pegada mais positiva e ecológica, como a natureza que tem sua produção continua. Cradle to cradle é um conceito de inovação onde os produtos e processos produtivos se inspiram no ciclo e no modelo de produção natural.

A natureza flui em ciclos e funciona sem restrições a 3,8 bilhões de anos. Pense nisso.

Adquira o livro Cradle to cradle

Via EPEA Brasil

 

Ana Clara Zorowich
Redação Ecoeficientes

 

 

Deixe seu comentário: