Desde a revolução industrial, há mais de 200 anos, adotamos um modelo de produção linear baseado em extrair, fabricar, utilizar e descartar.
O célebre químico Michael Braungart e o inspirador arquiteto William McDonough desenvolveram o conceito do berço ao berço, que inspira a inovação de criar um sistema produtivo circular, onde não existe o conceito de lixo. Tudo é nutriente para um novo ciclo e resíduos são nutrientes que circulam em ciclos contínuos.
Hoje, a sustentabilidade se baseia em reduzir os impactos negativos, ou seja, continuar fazendo as coisas do mesmo modo mas com menos intensidade. Isso é um ótimo começo para conscientização das pessoas, mas só transfere os problemas para o futuro. Ser menos ruim, não é ser bom.
A industria também pode produzir mais e melhor com uma pegada mais positiva e ecológica, como a natureza que tem sua produção continua. Cradle to cradle é um conceito de inovação onde os produtos e processos produtivos se inspiram no ciclo e no modelo de produção natural.
A natureza flui em ciclos e funciona sem restrições a 3,8 bilhões de anos. Pense nisso.
Adquira o livro Cradle to cradle
Via EPEA Brasil
Ana Clara Zorowich
Redação Ecoeficientes
–