19 de Agosto: o Dia da Sobrecarga da Terra

O momento em que as pressões da humanidade excedem o quanto o planeta pode se regenerar no mesmo ano.

Em oito meses, a humanidade usou todos os recursos naturais disponíveis do planeta para o ano. Dia 19 de agosto foi o dia em que o planeta azul entrou no vermelho. O cálculo feito anualmente pela Global Footprint Network (GFN), uma organização internacional pela sustentabilidade, mostra que a data surge cada vez mais cedo: em Outubro de 2000 a 19 de Agosto em 2014.

Nos dias atuais, 86% da população mundial vive em países que demandam mais do que a natureza produz. Incluindo o Brasil. De modo que, se a população do mundo vivesse como um brasileiro médio, precisaria de 1,6 planeta para produzir os recursos ecológicos necessários para suportar esse modo de vida. As projeções sobre aumento da população, uso de energia e produção de alimentos sugerem o consumo de três planetas bem antes da metade do século. Isso pode ser fisicamente impossível.

Devemos nos envolver na redução de impactos adotando práticas sustentáveis no dia-a-dia. Estamos abusando do direito de usufruir dos nossos ecossistemas. Lembrando que só temos um planeta e os recursos naturais são nossa fonte de sobrevivencia. Como cidadão, você pode ser parte da solução.

Calcule sua pegada ecológica

Ana Clara Zorowich

Redaçao Ecoeficientes

Deixe seu comentário: