Plug-in Social

 

Utilizando materiais reciclados, o Plug-in Social oferece às habitações precárias a opção de adicionar módulos com serviços que elas necessitam e não possuem.

Essa iniciativa nasceu da interação de quatro organizações, sendo elas arquitetura IR, manos sustentables, fundación energizar e práctica sustentables. Seus pilares são o trabalho colaborativo, a energia renovável, reciclagem e design. O projeto iniciou-se em setembro de 2013, mas a primeira oficina realizada foi em Agosto de 2014 e desde então, ja foram realizadas três.

O processo envolve a reutilização de resíduos indústriais e domésticos, a partir do qual os módulos são construídos como partes auto suficientes da casa, em caso de falta de energia. Assim, é possível que as familias vulneráveis consigam satisfazer as necesidades básicas como o acesso à água, água quente, tratamento de esgotos, eletricidade e gás.

O trabalho foi concluído com a participação das pessoas, tanto no que diz respeito ao design como em sua realização. É por isso que sempre participam moradores do bairro, familias e indivíduos interessados em ajudar. Neste quadro de cooperação, os conceitos de sustentabilidade se comunicam de forma prática, aplicando as lições aprendidas em tempo real.

Em 13 e 14 de Dezembro Plug-in social participar de um evento de ideação, prototipação e construção colaborativa para o desenvolvimento de produtos com alto impacto social. Para mais informações, clique aqui.

 

Ana Clara Zorowich
Redação Ecoeficientes

 

 

banner-growbed

Deixe seu comentário: