Jorge Belanko

Jorge Belanko, nascido em Buenos Aires, é um mestre de construção com terra e ensina a técnica por todas as regiões da América do sul.  Começou no mundo da construção civil com 12 anos, acompanhando o pai construtor aos finais de semana ou após a escola, e com o passar dos anos se formou como construtor e fundou uma empresa com seu pai.

Seu trabalho tem um importante contexto social. Segundo Belanko, ninguém deve viver em um barraco de plástico e papelão, já que com um mínimo de treinamento, qualquer um pode construir uma casa decente, com suas próprias mãos e materiais naturais e acessíveis.

Quando ele tinha 33 anos, um grupo de amigos decidiu criar um centro comunitário para o ensino de artes e ofícios em Santa Teresita, uma pequena cidade perto de Buenos Aires, onde viveu e trabalhou. Todos os professores eram voluntários e o sucesso do centro atraiu políticos, o que resultou na oferta do pagamento do salário dos professores.

Agora, mais de 30 anos depois, a escola continua a funcionar como uma Escola de Artes e Ofícios. Atualmente é um centro oficial, com suas regras, horários, burocracia e funcionários contratados.

 

Ana Clara Zorowich
Atendimento Ecoeficientes

 

banner-pelicula-solar

Deixe seu comentário: