Jorge Belanko, nascido em Buenos Aires, é um mestre de construção com terra e ensina a técnica por todas as regiões da América do sul. Começou no mundo da construção civil com 12 anos, acompanhando o pai construtor aos finais de semana ou após a escola, e com o passar dos anos se formou como construtor e fundou uma empresa com seu pai.
Seu trabalho tem um importante contexto social. Segundo Belanko, ninguém deve viver em um barraco de plástico e papelão, já que com um mínimo de treinamento, qualquer um pode construir uma casa decente, com suas próprias mãos e materiais naturais e acessíveis.
Quando ele tinha 33 anos, um grupo de amigos decidiu criar um centro comunitário para o ensino de artes e ofícios em Santa Teresita, uma pequena cidade perto de Buenos Aires, onde viveu e trabalhou. Todos os professores eram voluntários e o sucesso do centro atraiu políticos, o que resultou na oferta do pagamento do salário dos professores.
Agora, mais de 30 anos depois, a escola continua a funcionar como uma Escola de Artes e Ofícios. Atualmente é um centro oficial, com suas regras, horários, burocracia e funcionários contratados.
Ana Clara Zorowich
Atendimento Ecoeficientes
–