12 plantas purificadoras de ar para ambientes internos

Todas as plantas, é verdade, ajudam a melhorar a qualidade do ar. Mas algumas são especiais, são as plantas purificadoras de ar. E por isso vale a pena arrumar um jeito de conseguir uma ou mais dessas plantas e colocá-las espalhadas em nossa casa. As plantas produzem oxigênio, um poderoso eliminador de poluentes presentes no ar da casa.

O engenheiro ambiental Bill Wolverton, ex-pesquisador da Nasa e autor do livro “Plants: how they contribute to human health and well-being” (“Plantas, como elas contribuem para a saúde e o bem-estar”), explica que, durante as missões da base espacial Skylab, mais de 100 tipos de substâncias poluidoras foram encontradas dentro das naves espaciais.

nasa-plantas-purificadoras

Constatado o fato, cientistas e pesquisadores da Nasa se mobilizaram para descobrir soluções para o controle do problema antes que as missões se iniciassem. Então, a U.S. Environmental Protection Agency (EPA – Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos) vistoriou prédios públicos como escritórios, hospitais e creches, e neles identificou mais de 900 poluentes transportados pelo ar. O elemento prevalecente era o formaldeído (formol). Altamente tóxico, esse composto tido como cancerígeno é utilizado em vários materiais de construção e também em móveis, vidros, espelhos, roupas e até no papel higiênico. Além de formol, as pesquisas revelaram a presença de benzeno, xileno e tricloroetileno (componentes de tintas, monitores, tapeçarias, fotocopiadoras e cigarros), bem como do clorofórmio (encontrado na água potável), amoníaco, álcool e acetona (carpetes e cosméticos), todos nocivos à saúde.

A pesquisa terminou numa bela surpresa: as plantas são poderosos filtros naturais contra a poluição. Pesquisadores identificaram várias plantas de fácil cultivo capazes de neutralizar a poluição interna. Entre as plantas com capacidade de purificar o ar, destacam-se a hera-inglesa, a samambaia, a babosa, o lírio-do-campo e a dracena. Para melhorar a qualidade do ar em casas e escritórios, Wolverton sugere a utilização do maior número possível de plantas que um ambiente permita. Ele também diz, no mesmo livro, que devemos ter pelo menos uma planta na nossa zona de respiração pessoal, como no escritório, na sala ou perto da cama. Essa medida ajuda a prevenir problemas de saúde tais como alergias, irritações de pele, dores de cabeça e problemas respiratórios.

Vamos agora mostrar as 12 plantas, segundo o estudo da Nasa, com maior capacidade de purificar o ar:

Quer melhorar sua saúde respiratória? Traga plantas para dentro de casa!

 

Fonte: NASA

Daniel de Oliveira Chaves
Redação Ecoeficientes

 

Deixe seu comentário: