Globo eficiente de geração de energia

 

O arquiteto alemão, André Broessel, criou um globo eficiente de geração de energia. A idéia da invenção é acompanhar tanto o sol como a lua, tornando a capacidade de captura solar 35% mais eficiente do que os painéis fotovoltaicos convencionais. Podendo ser mais eficiente ainda quando combinado com uma ferramenta para acompanhar o sol.

“Nos últimos 40 anos temos tentado capturar essa energia com painéis fotovoltaicos. Mas a terra se move ao redor do Sol, e o painel fixo está perdendo a sua eficiência.”, diz Broessel no vídeo promocional em sua campanha para sua empresa, Rawlemon.

Em comparação com a energia que o sol pode realmente produzir, a quantidade de energia que os painéis fotovoltaicos produzem é baixa. A capacidade de captura solar pode ser ainda mais aproveitada em um dispositivo que concentre melhor essa energia e acompanhe o sol.

Dias nublados não afetam o dispositivo por conta de um rastreamento de tempo embutido no sistema. Segundo Broessel, a esfera rotativa de vidro traz a energia do sol concentrada em uma pequena superfície de painéis solares mais eficientes e sustentáveis.

André foi finalista do Prémio World Technology Network 2013 com o design do globo solar, e depois produziu esta última versão, chamada Betaray, que pode concentrar a luz difusa, como ocorre nos dias nublados.

O dispositivo ainda não esta disponível no mercado. Broessel precisava levantar 120 mil dólares na sua campanha Indiegogo para prosseguir com mais testes e  já conseguiu.

 

Ana Clara Zorowich
Redação Ecoeficientes 

 

banner-pelicula-solar

 

 

 

Deixe seu comentário: