Empresa sueca aposta forte em escolhas verdes

Grupo sueco investe em várias frentes e objetiva atingir índices mais altos de sustentabilidade até 2016.

A empresa IKEA já vem investindo vigorosamente no setor de energia renovável. Atualmente é proprietária de fazendas eólicas em países europeus e tem 342 mil painéis solares em suas lojas, armazéns e fábricas, que geram em conjunto 27 por cento da energia consumida pelo grupo. Mesmo assim a organização não está feliz com suas atuais estatísticas ambientais e anunciou planos para se tornar autosuficiente em termos de energia até o final desta década

O grupo sueco anunciou que vai também limitar as vendas em 2016 para produtos de eficiência energética, incluindo fogões de indução e iluminação LED. Sob o plano a IKEA vai investir cerca de US $ 2 bilhões em energia solar e eólica, até 2015, o que irá ajudá-la a produzir cerca de 70 por cento das suas necessidades de eletricidade total.

Além disso, o grupo está agora a plantar mais árvores do que usa em produtos como camas e armários. Atualmente, o grupo não tem qualquer madeira de florestas naturais e só faz uso de madeira de fontes como os certificados por sem fins lucrativos Forest Stewardship Council.

O anúncio está sendo feito por vários grupos ambientalistas como WWF e Greenpeace. Inspirado pela marca sueca, várias outras empresas têm aumentado os seus esforços verdes com Intel e Wall-Mart definição de objetivos semelhantes para economizar energia e gerá-lo usando fontes renováveis ​​sempre que possível.

Rafael Loschiavo

Redação Ecoeficientes

 

Deixe seu comentário: