Clarabóias de barro: iluminação natural a partir da reutilização de materiais

 

Por conta da inovação técnica dos arquitetos da Kere Arquitetura, essa biblioteca aproveita a madeira de eucalipto – pouco utilizada na área – para criar um perímetro permeável e possibilitar a construção de uma série de clarabóias, feitas a partir de moldes de potes de barro, tradicionais da região, deixando passar luz natural e permitindo a circulação de ar interior.

Em sua cobertura, os buracos são implantados com a utilização dos potes de barros tradicionais, que funcionam como moldes para garantir, após sua remoção, a luz e a circulação do ar.

A construção foi concluída em 2012 e é uma extensão de uma escola existente na aldeia Gando, em Burkina Faso. A fachada de madeira de eucaliptos, existente em torno da biblioteca, cria um espaço tranqüilo e aberto onde os alunos podem aprender em um lugar relaxante.

Fundada em 2005, Kéré Arquitetura apoia as necessidades educacionais, culturais e sustentáveis das comunidades em Burkina Faso e ao redor do mundo através de práticas de construção sustentável. Os projetos vão desde empreendimentos de grande escala urbana na Alemanha para a habitação em escala humana em Moçambique. Trabalhando em todos os continentes da África à Europa, o escritório se esforça para envolver localidades em suas abordagem de design e construção. Sua integração bem sucedida de material local de construção, o conhecimento local, e as tecnologias locais continua a ganhar reconhecimento internacional através de prêmios e publicações.

 

 Redação Ecoeficientes

 

Deixe seu comentário: