Composta São Paulo

Vídeo gravado em agosto e setembro de 2014.

Apresenta um pouco o processo do projeto Composta São Paulo, a produção das 2.000 composteiras e as oficinas de entrega das mesmas.

Desde o lançamento do Composta São Paulo em junho de 2014, o projeto já demonstra resultados e caminhos, para muito além do objetivo específico da vermicompostagem.

Além do número de 10 mil inscritos, percebemos a formação concreta de uma rede de relacionamento entre cidadãos, contemplados ou não pela iniciativa, especialmente através do grupo de discussões do projeto.

Este espaço está funcionando como incubadora de discussões, mentalidades e práticas altamente positivas. As pessoas estão trocando conhecimento e experiências de modo descentralizado e fazendo trocas e doações de minhocas e matéria seca.

De forma intencional, a equipe de suporte tornou-se a própria comunidade – permitindo ampliação e replicabilidade, numa perspectiva de gestão.

Além disso, os integrantes do grupo começam a discutir sobre apropriação e manutenção de espaços públicos, como parque e praças, a partir do composto sólido e líquido.

Ou seja, com menos de 2 meses de funcionamento, o projeto, além de ter concretamente 2 mil famílias praticando a compostagem e reduzindo emissões para os aterros municipais, criou algo muito mais amplo. A possibilidade de se conectar com outras ações da prefeitura e da sociedade.

Participe do grupo

 

 

banner-deck-modular

Deixe seu comentário: