Arquitetura Orgânica

A arquitetura orgânica é caracterizada por conseguir integrar os edifícios com a paisagem de seu entorno e inspirar os seus usuários para estar em sintonia com a natureza. A ideia é criar um ambiente adaptado para os seres humanos, de acordo com as nossas necessidades ambientais, físicas e psicológicas.

Um dos principais representantes da arquitetura orgânica é o arquiteto mexicano Javier Senosiain, o qual utiliza muitas curvas, luz e cores em suas obras. Sua inspiração surge a partir de elementos da natureza como animais e vegetações. O arquiteto sempre procurou incorporar espirais, círculos e curvas em seus projetos, dizendo que apresentam  um aspecto “mais humano” e harmonioso.

Ao considerar o projeto de um edifício, a orientação e a localização da casa são dois aspectos muito importantes de acordo com Javier. Seu estilo é bastante influenciado por Antoni Gaudí, arquiteto responsável pelo projeto da Sagrada Família em Barcelona.

O material utilizado para a estrutura da arquitetura orgânica de Javier Senosiain é chamado de ferrocimento, barra de ferro revestida de cimento, areia e argamassa. Esse material é mais resistente contra as intempéries climáticas e, ao mesmo tempo, flexível como a argila, o que possibilita projetar em formas mais livres.

Exemplos de Arquitetura Orgânica de Javier Senosiain:

Fonte: Activist

 

Thais Yuri Asano

Redação Ecoeficientes

 

Deixe seu comentário: