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Concurso para Parklet para Vila Madalena – Inscrições até 08/09

Parklet para Vila Madalena

Com o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento, formação e divulgação de um portfolio consistente, o Portal Projetar.org realiza concursos de ideias para estudantes de arquitetura. O processo é totalmente online, e os prêmios incluem dinheiro e publicação dos projetos em sites e blogs de alcance nacional.

O Concurso 007 da Projetar.org propõe que os estudantes projetem um Parklet, também conhecido como “Vaga Verde”, “Vaga Viva” ou “Zona Verde”, na Vila Madalena, um dos mais importantes centros gastronômicos e artísticos de São Paulo/SP, que foi a primeira metrópole do país a regulamentar a implantação desta solução urbanística.

O Parklet é uma “plataforma de convivência” em uma extensão temporária da calçada sobre uma área antes destinada ao estacionamento de dois veículos. Este pequeno parque pode ser equipado com bancos, mesas, floreiras, dentre outros elementos de mobiliário urbano. O objetivo dos Parklets é oferecer espaços de lazer, descanso e socialização, privilegiando o pedestre e contribuindo para uma cidade mais humana.

Gerar um espaço que promova a convivência das pessoas em suas caminhadas pela cidade e que contribua com o desenvolvimento da arquitetura de mobiliário urbano contemporânea, é o desafio do concurso 007 da Projetar.org.

A Prefeitura de São Paulo recentemente introduziu em suas políticas urbanas a possibilidade de uma pessoa física ou jurídica realizar e manter um parklet em via pública. O Parklet é uma extensão temporária da calçada, realizada pela implantação de uma plataforma sobre a área antes ocupada por 2 vagas de veículos, a qual poderá ser equipada com bancos, floreiras, mesas e cadeiras, guarda-sóis, aparelhos de exercícios físicos, paraciclos ou outros elementos de mobiliário, com função de recreação ou de manifestações artísticas[1]. De forma simplificada, o parklet é um aumento da calçada para criar espaços de lazer e socialização.

Esta intenção está pautada em 5 objetivos, sendo eles: a ampliação da oferta de espaços públicos, promoção da convivência na rua, estimular processos participativos, incentivar transportes não motorizados, e criar um novo cenário para as ruas de São Paulo. A justificativa para esta ação foi realizada após pesquisas indicarem que 71% de todos os deslocamentos em São Paulo serem feitos por meios não motorizados ou por transporte público[2]; e na comparação que em um dia 2 vagas de veículos podem receber até 40 carros ou 300 pessoas em um parklet[3].

Os critérios para aceite da instalação de um parklet em determinada localização são: locais com sombra de edifícios ou preferencialmente de árvores; boa iluminação à noite; grande movimentação de pessoas; ausência de espaços públicos nas redondezas; existência de comércio e equipamentos públicos como escola, posto de saúde, etc.

Partindo desta análise, conclui-se que a instalação de um parklet deva ocorrer em um local com intensa movimentação de pessoas de todas as idades durante todos os dias da semana, com infraestrutura de bares, restaurantes, e que haja uma pré-disposição para uma interferência artística. Assim, o bairro da Vila Madalena, pólo gastronômico e artístico de São Paulo, foi escolhido.

Assim, a proposta do concurso 007 da Projetar.org é que os estudantes projetem um parklet na Vila Madalena, bairro que concentra mudanças importantes no urbanismo e arquitetura de São Paulo.

 

[1] Art. 2º do decreto nº. 55.045/14

[2] Região Metropolitana de São Paulo. Pesquisa Origem e Destino 2007.

[3] Instituto Mobilidade Verde. Pesquisa Parklet 2013.

 

 

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