Softwares para um projeto verde

A Integrates Environmental Solutions (IES) fornece desde 2008 um plug-in gratuito para o Google SketchUp, que permite que qualquer pessoa modele seus projetos analisando sua interação com a energia solar e eólica.

O poderoso pluguin permite que qualquer pessoa possa analisar o desempenho de energia de um edifício, as emissões de dióxido de carbono, iluminação natural, fluxo de ar, análise de energia solar, entre outras, oferecendo funcionalidades que só foram anteriormente disponíveis no Autodesk Revit Architecture e Revit MEP.

O Google SketchUp é frequentemente utilizado por arquitetos e designers para criar modelos de estudo e apresentação. Sua interface fácil de usar e fazer renders rápidos, é a responsável pela criação de projetos conceituais em um piscar de olhos. Com a adição deste novo plug-in, os designers poderão, agora, comprovar a Ecoeficiencia de seu projeto antes de mudar para aplicações mais robustas e cheias de recursos como o Revit.

O plug-in da IES  “permite que os designers e arquitetos configurem o tamanho da janela, tipo de quarto, orientação, localização, construção e materiais, a fim de reduzir o uso de energia – um passo muito importante para a construção de estruturas mais verdes. Don McLean, IES fundador e diretor executivo, diz: “nós gostaríamos de ver arquitetos analisarem o projeto o mais cedo possível no processo.”

Depois que tudo estiver instalado, construa um novo modelo do SketchUp ou pode começar com um dos modelos da IES. Neste ponto, você será solicitado para definir a localização do edifício e função, bem como o seu sistema de climatização, envelope, e a distribuição de espaços específicos em toda a estrutura. O plug-in, então, calcula o seu desempenho de energia em comparação a um edifício médio dos EUA.

Outro pluguin interessante é o G Modeller. Baseado no padrão gbXML para a concepção de edifícios com sistemas ecoeficientes e especificando as características de cada solução, o permite a análise de sistemas ecoeficientes de integração do sol e do vento na edificação com visualização tridimensional do SketchUp.

Usando o  G Modeller, os modelos podem ser rapidamente exportados para o GEnergyEPC, GreenBuildingStudio e outras ferramentas de análise de energia e certificação.

Estes plugins ajudam os arquitetos ou designers a encontrar boas soluções Ecoeficientes.

 

Redação Ecoeficientes

 

Deixe seu comentário: