Reforma de Residência com Soluções Ecoeficientes – Rio de Janeiro

NOSSO PROJETO DE ARQUITETURA SUSTENTÁVEL PARA UMA RESIDÊNCIA EM ITACOATIARA – RIO DE JANEIRO

  • Projeto de Arquitetura: Ecoeficientes
  • Localização: Itacoatiara – RJ
  • Características: projeto de reforma de residência para duas pessoas e visitas

O projeto engloba 6 categorias Ecoeficientes:

Funcionamento da Cisterna: A água da chuva é captada pelos Telhados 1 e 2. Em seguida, a água é encaminhada para os Dutos de Escoamento (A) dos Telhados 1 e 2. Após isso, a água passará pelo Filtro (B), que funciona para eliminar as partículas sólidas da água da chuva.

Após filtrada, a água da chuva é armazenada na Cisterna (C)  e será direcionada para a Bomba de Cisterna (D). A Bomba de Cisterna (D) levará a água da chuva para a Caixa de Reuso na Cobertura (E), e essa água poderá ser usada nas descargas dos banheiros e também para lavagem de pisos e rega de jardim.

Cálculo para Capacidade Ideal da Cisterna:

Para revestimentos externos foram usados materiais ecológicos como: o deck de madeira plástica e a tinta de terra.

Características Deck Madeira Plástica:

Características Tinta de Terra:Vista Frontal da Residência – tinta de terra como revestimento externoVista Lateral da Residência – tinta de terra como revestimento externo

A Bioclimática é a técnica mais importante na hora de projetar uma Residência. Analisamos a direção dos ventos, a trajetória solar e a orientação da edificação de acordo com a localização do projeto.

Para essa reforma, foram criadas diversas aberturas para contribuir com a ventilação cruzada no interior dos ambientes e para o aproveitamento da luz do sol durante o dia.

No corte CC, utilizamos o cobogó como estratégia bioclimática para contribuir com a ventilação e iluminação natural dentro dos ambientes.

  • 4- Tratamento de Resíduos:  

Elevação 2 – Casa Principal: foi proposto a utilização da Composteira Doméstica ,que é capaz de transformar restos de alimentos e demais resíduos orgânicos em adubos com o auxílio de minhocas.

Sistema de Compostagem Doméstica:

O que é permitido na Compostagem Doméstica?

Tratamento de Esgoto

As águas cinzas da cozinha e da pia da churrasqueira irão passar por uma caixa de gordura (1). Após isso, as águas da cozinha, lavanderia e esgotos dos banheiros 1,2,3,4,5,6 e serviço passarão por uma caixa de inspeção (2). Quando todas as águas passarem pela caixa de inspeção (2), passarão pela fossa (3), onde ocorrerá um processo de decantação, no qual a parte sólida se deposita no fundo para sofrer decomposição por bactérias anaeróbicas. Após passarem pela fossa (3), seguirão para o biofiltro (4). Após esse processo de filtração, o líquido tratado poderá ser reutilizado ou devolvido ao meio ambiente.

Tratamento de Esgoto – Instalação e Operação

No sistema de aquecimento solar, a água fria da caixa d’água (1) entra no aquecedor solar (2), onde é aquecida. Após o aquecimento, a água irá abastecer os pontos de consumo (3) como pias, chuveiros e pia da cozinha. Obs: o aquecedor solar deve ser mantido limpo e livre de sombras de árvores.

Dados e Dimensionamento – Aquecimento Solar (Casa Principal):

Sistema de Aquecimento Solar:

Vista dos fundos da Residência – aquecedor solar na cobertura

Energia Fotovoltaica

As placas fotovoltaicas (1) na cobertura da residência gera energia elétrica em corrente contínua quando a luz do sol incide sobre as mesmas. A energia gerada pelas placas (1) passa por um inversor solar (2) que alterna a corrente contínua para alternada e equaliza com a frequência da sua residência. A energia sai do inversor solar (2) e é conectada na rede pública através do relógio bidirecional (4). A energia inserida na rede se transforma em créditos para abater a conta de luz.

Dimensionamento de Placas Fotovoltaicas:

Sistema de Placas Fotovoltaicas:

Criamos um espaço para hortas orgânicas, onde a própria moradora pode plantar e colher seus alimentos livres de agrotóxicos. Os alimentos orgânicos são mais saborosos e concentram mais vitaminas, minerais e outros nutrientes em comparação com os alimentos convencionais.

Sistema de Hortas Urbanas – Noocity Growbed:

Vantagens de Hortas Urbanas – Noocity Growbed:

Telhado Verde

Foram colocados módulos de telhados verdes de 50x50cm na cobertura da residência. Além dos módulos, são necessários pontos de Água Fria para irrigação, grelhas de proteção (ralos) de 15x15cm e argila expandida nas laterais. Essa solução ameniza a temperatura interna neste ambiente além de melhorar a qualidade do ar.

Sistema de Telhado Verde:

Benefícios do Telhado Verde:

Caso se interesse por um Projeto de Arquitetura Sustentável ou alguma Consultoria neste assunto, clique aqui!

 

 

 

Deixe seu comentário: