Cisterna já

O Movimento Cisterna Já surgiu da iniciativa de cidadãos preocupados e dispostos a propor uma alternativa emergencial para a crise da água de São Paulo.

O grupo, formado por pessoas ligadas à permacultura, pretende promover a capacitação para a captação e o reaproveitamento da água da chuva, realizando mutirões para ensinar a construção das cisternas.

Preocupados com a preservação do meio ambiente, a escassez cada vez maior de água potável, a grande falta de espaço físico nas residências urbanas e o desejo de fazer com que a população tenha algum sistema correto de aproveitamento da água de chuva em suas casas, tomaram a iniciativa de criar e disseminar o projeto experimental de Aproveitamento da Água de Chuva com a tecnologia da minicisterna para residência Urbana.

A água deve ser reaproveitada para fins não potáveis – como descarga sanitária, faxina e irrigação de plantas –  e pode suprir 50% do consumo de uma residência.

Claudia Visoni, uma das criadoras da iniciativa, explica que as cisternas foram identificadas como a ação mais simples e imediata, pois qualquer pessoa pode construí-las.”Afinal, se os reservatórios não dão conta do abastecimento, segurar a água que cai do céu é uma solução”, conta.

Saiba como construir sua cisterna aqui.

Acesse a página do grupo para maiores informações.

Participe do Curso de Captação de Água da Chuva com Edison Urbano.

 

Ana Clara Zorowich
Redação Ecoeficientes

 

pistola-rega-plastica

-

 

 

 

Deixe seu comentário: