Michael Reynolds

O arquiteto norte americano Michael Reynolds é especializado em construir  utilizando materiais que são considerados como lixo pela maioria das pessoas –  garrafas, latas, pneus  –  e também com materiais naturais, como madeira e terra.

Especificamente na utilização de pneus, Reynolds se destaca: o arquiteto os enfileira e recheia de terra prensada manualmente com uma grande marreta. Desta forma ele cria uma espécie de muro de pneus e terra tem com uma capacidade incrível de deixar a temperatura interior agradável devido à inércia térmica dos materiais.

Em alguns testes as casas estruturadas com psneus e terra apresentaram alta resistencia a terremotos e enchentes.

Em 1990 essas técnicas inovadoras foram consideradas arriscadas e viraram alvo de processos do governo americano, o que tirou, temporariamente, o direito de assinar projetos do arquiteto. Sem poder trabalhar, Reynolds se dedicou a elaborar um projeto de lei para criar uma área de experimentos em bioconstrução.

Em 2007 foi lançado o documentário Garbage Warrior (Guerreiro do Lixo) que conta um pouco do trabalho do arquiteto na região de Taos no Novo México.

As casas projetadas no deserto têm 50% de sua área destinada ao cultivo de alimentos, o que faz com que atinjam índices de conforto naturalmete em um ambiente com clima bastante extremo.

Michael afirma que após rodarem 40 mil quilômetros os pneus não emitem mais toxinas nocivas ao ser humano.

Rafael Loschiavo

Redação Ecoeficientes

 

Painel fotovoltaico à venda na internet

Deixe seu comentário: