Solar Decathlon EUA – Uma Competição de Construções Sustentáveis

O Solar Decathlon é uma premiação que desafia 20 equipes colegiais a projetar, construir e operar com energia solar casas que são tenham alto nível de custo-benefício, envolvendo soluções ecoeficientes e atraentes.

Além de mostrar a economia de custos e benefícios ambientais  para o mercado tecnologias solares, o evento incentiva os alunos participantes a pensarem em novas maneiras de incorporar práticas acessíveis de energia limpa e soluções em aplicações residenciais.

As equipes gastam quase dois anos, criando casas movidas exclusivamente pelo sol. Os jovens projetam, constroem e testam suas casas antes de transportá-las para Irvine, CA. Quando a competição começa, os “decathletes”  devem reconstruir suas casas dentro de uma semana e permitir que sejam avaliadas através de uma série de 10 competições destinadas a identificar a combinação de estética e desempenho.

O Solar Decathlon é um programa de dois anos de ensino, que culmina com a concorrência e o anúncio de um grande vencedor. Mas no final, a satisfação de desenvolver e demonstrar inovadores e acessíveis soluções de energia limpa habitação que poderiam influenciar a maneira como milhões de pessoas vivem no futuro faz com que cada decatleta um vencedor.

O programa visa ainda demonstrar ao público as oportunidades de redução de custos fornecidas quando visitam as casas e podem aproveitar as tecnologias de energia limpa já disponíveis.

Como a próxima geração de engenheiros e construtores, espera-se que os  “decathletes” sejam capazes de aplicar esse conhecimento em seus estudos e carreiras futuras na força de trabalho em prol das energias limpas.

Múltiplos caminhos

As possibilidades do programa são amplas. Suas ações incentivam a adoção generalizada e utilização de tecnologias economizadoras de energia, demonstrando o seu uso, disponibilidade e praticidade a uma grande variedade de visitantes do evento público e para o site Solar Decathlon.

Trazem também uma grande variedade de abordagens de design para o enfrentamento de únicos para vários climas e regiões e o atendimento às necessidades de uma variedade de mercados de habitação.

Outra frente é a promoção de um sistema integrado ou “edifício de design integrado” para as novas construções. Esta abordagem difere do processo de concepção e construção tradicional, pois a equipe de design considera as interações de todos os componentes de construção e sistemas para criar um edifício mais confortável que economiza energia e reduz o impacto ambiental.

Acesse a página oficial da competição em: Solar Decathlon

Painel fotovoltaico à venda na internet

 

Arq. Rafael Loschiavo

Redação Ecoeficientes

Deixe seu comentário: