FINE CUBE – Módulo pré-fabricado futurista

O desenhista alemão Werner Aissilinger é o criador do FineCube, uma espécie de casa futurista desenvolvida como uma rápida resposta à escassez de habitações de baixo custo em regiões urbanas.  Seu protótipo foi instalado dentro de um edifício em Berlim.

Ele desenvolveu os padrões de materiais ecoeficientes para realizar esse projeto e nos próximos anos será concretizado o primeiro módulo de conjunto Eco House. A maior preocupação foi aliar a harmônia com a natureza aos aspectos únicos e simples.

O FineCube é formado por uma armação de madeira com quatro pontos estáticos e a fachada com janelas. A armadura serve para proteger do sol e possibilitar a visão para o exterior de todos os cômodos.

Sobre absorção e uso de energia, o FineCube cumpre com todos os critérios de uma obra de baixo consumo, já que as placas solares fotovoltaicas instaladas em seu teto garantem toda energia consumida. Além disso, os serviços de construção contam com a mais alta tecnologia e são controlados por um sistema central de monitoramento.

O espaço físico, apesar de relativamente reduzido, não cria a sensação de pequeno por conta da altura do pé direito de cada sala, e seu desenho tem uma organização em espiral para cada habitação que possibilita múltiplas funções à elas.

O FineCube pode ser instalado em qualquer ponto de terreno sólido, pois os elementos são todos pré-fábricados e transportados até a área de construção, demora em média dois meses para ser montado, e o custo é de aproximadamente  150.000 euros mais o transporte.

Redação Ecoeficientes

Deixe seu comentário: