Fazenda tecnológica

 

Enquanto a humanidade passou séculos pensando em como otimizar a agricultura, um estudioso das plantas, conseguiu chegar à solução perfeita para produzir em quantidade sem perder a qualidade. O segredo foi a tecnologia.

No leste do Japão, Shigeharu Shimamura transformou uma antiga fábrica de semicondutores em uma indústria de alfaces. A fazenda high tech, do tamanho de um campo de futebol, é capaz de produzir até 10 mil cabeças de alface por dia, gastando menos água e com uma porcentagem de perda 40% menor.

As alfaces são irrigadas de forma inteligente utilizando apenas 1% da quantidade de água normalmente empregada nas plantações. O sistema criado conta com mais de 17 mil lâmpadas de LED e permite que a planta desenvolva mais do que o dobro de minerais e vitaminas que uma plantação comum.

A plantação horizontal foi trocada por prateleiras e a luz solar por lâmpadas LED inteligentes. “Eu sabia como plantar bons vegetais de forma biológica e eu queria integrar esse conhecimento à tecnologia”, disse Shimamura.

 

Via Hypeness

Ana Clara Zorowich
Redação Ecoeficientes

 

 

banner-posta-duas-folhas

 

Deixe seu comentário: