Ecoboulevard de Vallecas

O Ecoboulevard, projetado pelo Ecosistema Urbano, pode ser definido como uma operação de reciclagem urbana que consiste na inserção de árvores de ar em uma área urbanizada, no adensamento dessas árvores e na redução do tráfego de veículos.

O projeto é um dos passos em direção a regeneração ambiental e social de Vallecas, um bairro em Madrid. Há três grandes árvores de ar colocadas ao longo de uma avenida, resultado de um desenho urbano inovador, orientando a cidade a seguir um caminho sustentável e de bem-estar ambiental, onde as atividades sociais são incentivadas.

Este sistema é capaz de reduzir a temperatura em torno de 10 °C, dependendo das condições de umidade e temperatura. O sistema entra em ação quando um sensor de temperatura detecta temperaturas acima 27ºC em seus arredores. É particularmente eficiente, com altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar (condições típicas em Madrid durante o verão).

Sua concepção foi determinada utilizando materiais reciclados, energia renovável, ar condicionado por processos passivos com refrigeração por evapotranspiração, otimização de recursos e da reorganização do movimento de veículos, dando maior destaque para o pedestre e gerando atividades no bairro.

 

Via Ecosistema Urbano

 

Ana Clara Zorowich
Redação Ecoeficientes

 

banner-posta-duas-folhas

Deixe seu comentário: