Casa Flutuante

 

Uma casa fincada no chão mas capaz de flutuar, conhecida como Lift House, foi desenvolvida por Prithula Prosun para solucionar os grandes problemas que as inundações causam.

A casa é composta por três partes. A parte central, feita de tijolos e concreto, se mantém estática e é responsável por manter a edificação em pé. Presa a ela, existem dois módulos laterais de bambú construídos sobre dois tanques com estrutura de cimento que funcionam como a fundação da casa. Dentro desses tanques, ficam colchões de garrafas pet usadas.

Quando chove forte e o rio localizado próximo a casa enche, a água invade os tanques e sua força levanta os colchões de pet junto com as duas laterais da casa. Assim, o imóvel flutua na água ao invés de ser invadido por ela. Quando o nível da água baixa, a casa volta a seu lugar. Para evitar infiltrações, o piso recebeu tratamento especial.

Embora a primeira Lift House, construída na cidade de Dhaka, em Bangladesh, levasse em consideração as condições e necessidades de uma família de Bangladesh, os conceitos básicos do design podem ser aplicados em qualquer área que sofra com enchentes, inclusive no Brasil.

 

Ana Clara Zorowich
Redação Ecoeficientes

 

banner-janela-maxim-ar

Deixe seu comentário: